background

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bolo de chocolate

Outro dia vasculhando meu armário de coisas antigas, achei um caderninho de receitas antigo, de quando era adolescente. Acho que tinha uns 12 anos quando comecei a me interessar pela culinária. Primeiro vieram os doces e este bolo estava entre as primeiras receitas.

Era uma época boa, mães e tias sempre trocavam várias receitas e esta, de uma prima, fazia muito sucesso.
Claro que adaptei, porque hoje em dia, não consigo mais fazer em casa coisas que não sejam integrais ou semi-integrais. Procuro sempre diminuir a quantidade de açúcar refinado e colocar um pouco de mascavo ou demerara. 

Vou passar a receita original e a minha versão. O segredo é bater muito bem manteiga e ovos.

Bolo de chocolate 

- 2 xic farinha branca peneirada ( coloquei 1 xic de farinha integral )
- 1 xicara de açucar refinado ( coloquei 1/2 mascavo e 1/2 branco )
- 6 colheres de sopa de cacau em pó 
- 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente ( coloquei 50g pois só tinha isso e completei com mais 1/2 xicara de óleo )
- 5 ovos grandes ( clara e gemas separadas )
- 1 copo de iogurte integral natural

Bater bem na batedeira gemas, manteiga e açucar até ficar fofo e um creme liso. 
Incorporar aos poucos a farinha misturada com o cacau, alternando com o iogurte. 
Assim que tiver tudo bem incoporado, reservar.
Bater claras em neve e misturar com cuidado na massa de chocolate.
Colocar em forno pré-aquecido a 180° e fazer o teste do palito.




Eu não fiz calda, pois prefiro algo menos doce. 
Como a assadeira era pequena, com o resto da massa fiz muffins.



Minha ceia: bolinho com iogurte caseiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...