background

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Trilogia de pãezinhos!

3 tipos de pães em um dia só, final de semana produtivo!

Estou aos poucos trocando o pão industrial pelo caseiro, e quando tenho tempo, faço aqui em casa.
Minha mãe também tava inspirada e fez ontem pão de queijo e pãezinhos  de mandioquinha que eu amo!
E eu fiz pão de minuto de centeio!


Pão de minuto de centeio
- 1 xicara de farinha branca
- 1/2 xicara de farinha de centeio
- 1/2 xicara de farinha integral 
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1/2 xicara de leite
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Misturar tudo até que fique bem incorporado. A massa irá ficar pegajosa. Não coloque muita farinha.
Pegue duas colheres de sopa e faça bolinhas. Asse em assadeira untada e enfarinhada até corar.
Hum, nada melhor que comer assim que sai do forno, com a casquinha crocante!




Pão de Mandioquinha


- 500kg de mandioquinha cozida e passada no espremedor
- 2 colheres de sopa cheias de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
- 2 ovos grandes
- 750g (aprox) de farinha branca
- 1 pacote de fermento biologico em pó
- 2 colheres de sopa de açucar
- sal a gosto

Dissolva o fermento com o açucar reserve. Misture bem os ovos, acrescente a mandioquinha, a manteiga incorporando muito bem. Adicione o fermento e a farinha aos poucos até que não grude muito nas mãos. Sove durante uns 5 minutos e deixe descansar até dobrar de volume.

Afunde a massa com a palma da mão fechada, sove mais uns 5 minutinhos e faça bolinhas do tamanho de uma bola de bilhar. Estique a massa e enrole como um croissant. Deixe descansar até dobrar de tamanho.
Pincele gema e leve para assar em forno 180°.
  
Pão de queijo
Receita aqui.




6 comentários:

  1. Vc e sua mami estavam inspiradas nesse dia! Que delícia!!! Adorei o formato desse pãozinho de mandioquinha, lembra os butter rolls do Nihon! Gostei que a receita leva mais mandioquinha que eu adoro, quero testar em breve! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, testa sim, sempre que minha mãe faz este pãozinho, acaba logo em casa! bjo

      Excluir
  2. Olá Inessa, o pão de minuto com centeio,não leva nenhum tipo de fermento? estou querendo fazer esse pãozinho pro lanche, mas estou em dúvida: coloco ou não fermento na massa? muito obrigada pelas receitas, são ótimas!!!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fatima, obrigada por me avisar!
      Eu coloquei 1 colher de sopa de fermento quimico em pó!

      Excluir
  3. Adorei. vou compartilhar suas receitas no correpaula ta???
    bjssss

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Que bom que gostou! Pode ficar à vontade!
      bjos

      Excluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...