background

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Risoto de salmão

Tinha um restinho de arroz arborio para vencer. O treino do dia foi bem puxado, com tiros de 1k no Parque Alfredo Volpi, com muitas subidas e descidas, então resolvi fazer algo equilibrando carboidratos e proteinas com este risoto.

Dizem que a gordura do salmão, o Omega-3, é um antioxidante, bom para recomposição das celulas estressadas pelo esforço da corrida.

Com sobras de aparas de salmão, inclusive cabeça com espinha e rabo, consegui tirar um caldo bem gostoso, incluindo aí cebolas, cenoura e alho poró. Aferventei bastante até que o peixe estivesse molinho com a carne soltando das espinhas, e os legumes quase derretendo. Para a quantidade de água, coloquei o suficiente para cobrir tudo numa panela grande! Enquanto aferventa, retire a espuma que for se formando. Ah, nao se esqueça de tirar as guelras da cabeça do peixe se for utiliza-la. Quem não gosta de um sabor muito pronunciado de peixe, não use cabeças.

Refogue 1 cebola bem picadinha em azeite. Deixe murchar e coloque o arroz, deixe fritar até que fique transparente também, adicione 1 taça de vinho branco e incorpore até que o arroz fique transparente. Junte 1 concha ou 2 de cada vez de caldo. Sempre misturando para não grudar. Assim que for secando, adicione e assim por diante até que o arroz fique al dente. Se quiser pode colocar queijo parmesão ralado. Eu prefiro sem.

O meu risoto foi acompanhado de uma salada bem caprichada, como sempre! Folhas e muitos legumes variados e coloridos.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...