background

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Amendoim: um alimento funcional

Interessante materia da Runner´s Word de hoje:


Amendoim alcança status de alimento funcional

Apresentar e discutir as propriedades funcionais do amendoim na alimentação: esta é a proposta da palestra “Amendoim - riqueza nacional”, que ocorrerá na próxima segunda-feira (12/12), às 9h30, no Centro de Convenções Ribeirão Preto.
A pesquisadora Dra. Vanderli Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, apresentará a profissionais da saúde, educação e membros da cadeia produtiva os resultados de seus últimos estudos. “A composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, benéficos à saúde, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes, que podem proteger as células e ajudar no combate a doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Por isso, o amendoim é um grande aliado da nutrição humana”, afirma a especialista.
Estarão presentes no evento cardiologistas, neurologistas, nutrólogos, secretários de Educação e de Saúde, além de empresários e produtores que plantam amendoim em todo o interior do Estado.
Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Abicab, (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), revela que 66% da população brasileira tem o hábito de consumir amendoim.
Com o consumo se consolidado cada vez mais, agora a ciência comprova outras características que vão além da praticidade e do sabor. Entre os diversos estudos no Brasil e no exterior nos últimos anos, a pesquisa de Vanderli Marchiori se destaca por acabar com o mito do amendoim como alimento que engorda. “O amendoim, quando consumido na quantidade certa (recomenda-se 30g por dia) e em lanches intermediários, garante a saciedade por mais de duas horas, o que inibe a ingestão de alimentos mais calóricos. Ou seja, além de não engordar, ajuda no processo de reeducação alimentar”, complementa Marchiori.

Benefícios
O amendoim tem grande quantidade de proteínas vegetais – de 25% a 30% de sua composição – e é rico em fitoesteróis, um tipo de gordura presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, reconhecida desde a década de 1950 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue. Auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue.
 Novas pesquisas têm demonstrado que os fitoesteróis possuem efeito anticancerígeno, com atuação no organismo em diferentes frentes: inibindo a proliferação celular, estimulando a morte de tumores e modificando alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes. Estudo publicado no The Journal of Nutrition, em 2008, revelou que um grupo de pessoas que consumiu amendoim diariamente apresentou 33% menos incidência de tumores.

Importância regional
Produzido em áreas de renovação com cana-de-açúcar, o amendoim promoveu significativas mudanças econômicas ao gerar empregos e renda no interior, em regiões sem espaço para uma cultura alternativa. Pequenos produtores de cana, por meio de arrendamentos, tornaram-se grandes produtores de amendoim.
Cidades como Jaboticabal, Dumont e Ribeirão Preto são grandes produtoras e pioneiras no modelo de rotação da cana-de-açúcar com amendoim. Em todo o Brasil, estima-se uma produção que supera 300 mil toneladas nesta safra 2011/2012, e o Estado de São Paulo será responsável por 80% desse total.

2 comentários:

  1. Oi Inessa,
    Gostei de saber, pois adoro amendoim.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá Lylia,
    Amendoim é muito bom ne? Ainda mais com essa noticia! O segredo é não exagerarmos ne? um bjo

    ResponderExcluir

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...