background

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Karê da obaatian

Quando era pequena, quase todos os finais de semana, sábado ou domingo eu e minha irmã íamos brincar na casa da obaatian, junto com os primos todos da mesma idade. Era demais de bom, passavamos a tarde interinha brincando de gato-mia, panelinha, origami ( dobraduras em papel ), desenhar historinhas e muitas outras brincadeiras.

Como toda vovó, gostava de agradar todos que a estavam visitando. Quase sempre de dispunha a fazer o jantar, começando a cozinhar as 17h30, mais ou menos. O jantar estava servido no maximo as 19h, cedo muitos devem estar pensando, mas acho que japones tem costume de jantar cedo. Eu, por exemplo, sou super a favor, primeiro por que eu treino e acordo com as galinhas, as 5h da matina e preciso fazer uma ceia antes de dormir, segundo é que eu nao curto dormir de barriga muito cheia, me dá pesadelos! =))

Enfim, voltando ao assunto, obaatian fazia esta receita de Karê ou curry em japones com o curry em pó mesmo, nao aqueles tabletes que compra-se pronto em lojas de produtos japoneses. Queria muito lembrar da marca deste curry que ela comprava, era bem diferente dos saquinhos de tempero que é super comum vender nos supermercados.

Esta receita que minha mae me ensinou vai curry do normal mesmo. Como custumo fazer tudo a olho, estas medidas são aproximadas ok?

- 500kg de lombo de porco ou contra-file
- 3 colheres de sopa cheias de curry em pó
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 cebola grande picadinha
- 1 cenoura grande picadinha
- 300g de vagem picadinha
- 2 batatas medias picadinhas
- 3 colheres de sopa de oleo de girassol
- sal a gosto
- pimenta do reino moida na hora de preferencia a gosto

Faça uma pasta misturando o curry e a farinha, colocando um pouco de agua para misturar. Reserve.

Picar a carne em fatias finas.
Dourar a cebola em fogo baixo com o óleo numa panela ou wok, até que ela fique transparente e bem molinha.
Aumente o fogo e doure a carne.
Acrescente a cenoura, a vagem e misture até que sinta que estão incorporando sabor do refogado.
Acrescente a batata e misture.
Acrescente agua até que cubra o refogado, misture e coloque a pasta de curry, dissolvendo.
Misture bem e baixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os legumes fiquem tenros.
Se gostar de mais caldo, coloque em pouco mais de agua.

Sempre fique de olho na panela, como temos farinha para engrossar o caldo, as vezes é bom mexer de vez em quando pra ver se nao está grudando no fundo da panela!

Nesta foto eu servi com legumes ( cenoura ralada em laminas, cebolas cortadas pétalas e repolho cortado a juliana grosso refogados ) sobre uma cama de gohan ( arroz japones ) quentinho! humm
Esta receita de arroz do link fiz quando tive mais tempo, senão as etapas são queimadas mesmo e faço vapt vupt na panela que demora no max 20min com 1 medida dosadora.


Um must de casa no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...