background

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coalhada ou iogurte

Toda semana eu faço esta receita de coalhada libanesa que aprendi com a mae de uma grande amiga minha.
Eu adoro de paixão mesmo iogurtes ou coalhadas e nao fico sem tomar 1 dia. Nem que tenha que ser comprado mesmo, os industrializados se eu tiver viajando ou mesmo fora de casa.

É super facil de fazer, nao utilizo energia eletrica, o iogurte fica pronto em 1 dia, mais um tempo na geladeira para poder firmar. Eu faço com 2 litros de leite daqueles tipo A, de garrafinha mesmo do tipo semi-desnatado. Pode fazer esta receita com o leite integral também. Só nao recomendo muito fazer com leite desnatado, por que o resultado final nao agrada muito, ao menos pra mim, pois não fica muito firme e cremoso do jeito que gosto e quase nao se sente aquele gostinho gostoso do leite. Se voce for fazer 2 litros, pode misturar 1 litro de semi-desnatado e 1 litro do desnatado.

Dá pra tomar 2 vezes por dia e dura 1 semana certinho, se passar disto vai ficando mais acido. Segue receita:

- 2 litros de leite semi-desnatado tipo A
- 1 potinho pequeno de 100g de iogurte industrializado natural integral ( pode ser o light )

Ferva o leite em fogo baixo até que solte pequenas bolhas. Nao deixe ferver até "subir", pois o leite queima no fundo da panela, deixando um gosto defumado no leite.
Deixe esfriar até que possa testar com o dedo e contar até 15, sendo que no 14 ou 15 deverá sentir que esta pelando, não aguentado mais de tão quente! Em dias quentes, este tempo é de aproximadamente 20 minutos. Como nao tenho ainda um termômetro, não sei qual a temperatura em graus.
Depois de testar a temperatura, coloque o iogurte base na panela que ferveu o leite e misture com um fuet ou colher para dissolver.
Coloque em um pote com tampa, podendo ser de qualquer material ( eu coloco em potes de soverte ), tampe e coloque dentro de um saco plástico. Pegue um cobertor ou uma toalha grossa e envolva o pote, embrulhando bem para que o calor nao escape. Deixe assim, descansando durante umas 5 horas para o verão e umas 6 horas para o inverno. Retire do cobertor e coloque na geladeira para firmar de um dia para outro.

As vezes está tao frio que noto que preciso colocar uma bolsa de agua quente para que ajude no processo! Senão o iogurte não firma. Isto voce vai testando sempre que for fazendo.
Minha mãe coloca o "embrulho" dentro do forno ( com ele desligado ! ) e deixa la até firmar.

Se voce quiser o iogurte mais firme, coloque em um saco de pano de prato e deixe pingar até que atinja a consistencia que deseja. Se quiser fazer coalhada seca deixe pingando, com o saco amarrado na torneira da pia durante a noite.

Aliás, alguem sabe qual a diferente entre iogurte e coalhada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia estes aqui também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...